sábado, 27 de outubro de 2012

Um Homem, Ato 1 - no DramaMix




Dia 01 de novembro estaremos eu e Rubens Rewald no Dramamix, às 21h30, com o texto “Um Homem”! Apareçam!

DramaMix

As Satyrianas esse ano convidaram 27 autores para desenvolverem textos curtos inéditos. Esses textos são montados por alguns dos mais destacados artistas do teatro paulista e apresentados durante os quatro dias da programação.
Local: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Quinta-Feira, 01 de novembro
20h30 – “Corpus Cavernosos”, de Zen Salles Sinopse:  EVA é uma ex-diva pornô que acaba se casando com o homem mais poderoso do seu país. Contudo, após um Golpe de Estado, o marido de Eva é brutalmente assassinado. Eva prevê então que será a próxima vítima e, para não dá chance aos seus inimigos, ela acaba encomendando a própria morte. Só que Eva nem desconfia que já é uma imortal entre homens de fé. . Direção: Germano Melo.Elenco:  Renata Jesion e Matheus Prestes.
21h30 – “Um Homem”, de  Rubens Rewald & Thais de Almeida Prado Sinopse:Na casa de Elena seu roomate acabou de fazer uma festa de aniversário. Todos os convidados estão bêbados e enlouquecidos e vão embora para uma balada deixando Elena sozinha no apartamento com toda a sujeira e bagunça. Ela olha para o apto desolada e repara que tem um homem dormindo no sofá… .Direção: Rubens Rewald. Elenco: Thais de Almeida Prado.
22h30 – “Recursos Humanos”, de Flavio Goldman Sinopse: Ao volta ao trabalho depois das férias envolve uma tradição arraigada no mundo das empresas: na sala do cafezinho, é o momento de falar de momentos especiais, de recantos mágicos, de lembranças felizes. No encontro entre Nelsinho e Fred, esse ritual aparentemente banal acaba tomando caminhos inesperados e perturbadores. Direção: Fábio Ock. Elenco: Eduardo Leão e Hugo Picchi.
23h30 – “Venha fazer um teste para ator”, de Marcelino Freire Sinopse: Um ator passa a limpo a sua trajetória a partir dos testes que ele teve de fazer – na vida e na TV. Direção: Gabriel Pinheiro. Elenco: Gabriel Pinheiro.



Sexta-Feira, 02 de novembro
00h30 – “Charutos”, de Sergio Mello Sinopse: Irmãos que não se vêem há anos se encontram para um acerto de contas no dia do enterro do pai.. Direção:Bruno Giordano. Elenco: Paulo de Tharso e Walter Figueiredo.
01h30 – “Pequeno Pasto”, de Alessandro Toller Sinopse: Uma jovem encantadora resgata um pato de engorda. O criador de carnes quer alvejá-los. Além disso, ele posa para um retrato como destaque da feira de exportação.Direção:  Antonio Salvador Elenco: Natasha Karasek, Cláudio Queiroz e Clóvis Gonçalves Trilha Sonora: Alessandro Toller e Cristiane Gomes
18h30 – “A voz do povo”, de Renata Pallottini Sinopse: Ao redor de uma mesa de bar estão cinco jogadores de futebol. É uma reunião que seria  possível, na imaginação. Todos foram grandes jogadores e todos seriam homossexuais. Trata-se de discutir, com a maior delicadeza possível – conforme o temperamento de cada um – sua condição num mundo machista por excelência.. Direção: Fabrício Castro. Elenco: César Genaro, Marcio Tito Pellegrine, Roberto Reineger, Victor Gally e Fabrício Castro.
19h30 – “O Terceiro Braço do Macaco”, de Celso Cruz Sinopse: As aventuras de um moleque brazuca nascido em Portugal, filho de uma jovem prostituta, em sua busca por identidade dos dois lados do Oceano. Uma viagem mágica, poética e selvagem pela mente e pelos afetos da criança que vive dentro de todos nós. Direção: Celso Cruz. Elenco: Carlos Rahal.
20h30 – “A Definir”, de Lucianno Maza Sinopse:  Um homem, uma mulher e uma história a definir. Eles são um casal. Ou foram. Há alguma coisa fora do lugar agora. Pendências de uma vida, consequências de suas escolhas. Devem decidir quem ficará com algo. Ou alguém. Pais, donos. Donos de um filho.
21h30 – “Qualquer dia, com você, comigo, com qualquer um”, de Sergio Roveri Sinopse: Um casal de atores interpreta os mais de 15 personagens de uma história que começa às nove da manhã, com a previsão do tempo para aquele dia, e termina à noite, com a prisão de um homem que atinge com o guarda-chuva o rosto de uma mulher que estava na hora errada e no lugar errado – embora fosse a mulher certa. Direção: José Roberto Jardim. Elenco:Pedro Moutinho e Ana Paula Grande.
22h30 –  “DesolaDor”, de Gabriela Mellão Sinopse: DesolaDor é inspirado em cartas e textos pessoais de Antonin Artaud, que datam do último período de internação do ator, diretor e teórico teatral francês no manicômio de Rodez. Através de uma fala atordoada, Artaud exprime seu pensar, às vezes lógico e genial e outras vezes absolutamente delirante. Vomita palavras num fluxo contínuo. Exprime angústias profundas, revela a grandiosidade de seus pensamentos e sua imensa dor, trafegando entre loucura e lucidez. Direção:Gabriela Mellão. Elenco: Clovys Tôrres.
23h30 – “O coração dos homens”, de Veronica Stigger  Sinopse: Mulher recorda da encenação de “Branca de Neve e os sete anões” em que tomou parte na escola, quando ficou menstruada pela primeira vez.. Direção: Henrique Stroeter. Elenco: Fernanda Cunha.

Sábado, 03 de novembro
00h30 – “Duas Noites”, de Carlos Hee Sinopse: Dois homens terminam uma relação estável de mais de uma década. A conversa entre eles é tensa, mas a principal causa do fim da relação – um deles contraiu o vírus HIV – não é expressa, até a conversa ser encerrada. Um ano depois, eles se encontram e mantém uma conversa vazia, apenas seus pensamentos deixam claro que o sentimento que os unia desapareceu e nenhum dos dois têm a coragem de dizer o que realmente gostariam de dizer um ao outro. E distantes agem apenas como dois homens que, apesar de terem vivido juntos, não têm mais o que dizer um ao outro. Direção: Joaquim Gama e Cadu Witter. Elenco: Marcelo Ricci, Otto Blodorn, Murilo Freitas e Luiz Rodriguez Jr.
01h30 – “Mais do mesmo”, de Renato Andrade Sinopse: Solilóquio, melodrama ou vaudeville? A difícil arte de decidir qualquer coisa depois dos trinta e poucos anos. Direção: Renato Andrade. Elenco:  Edson Aranha, Fábio Lucindo, Letícia Soares, Marcelo Marotti e Tatiana Ribeiro.
18h30 – “Fim de Semana”, de Dionísio Neto Sinopse: No domingo do Tanabata Matsuri – uma festa típica japonesa onde as pessoas fazem pedidos para as estrelas – um homem de meia idade, caixa de pedágio em crise existencial, mal humorado e pessimista, estuda Literatura brasileira para o vestibular em um parque público para recomeçar sua vida aos 40 anos de idade. Direção: Ivan Feijó. Elenco: Dionisio Neto, Jeyne Stakflett e Vinicius Calamari.
19h30 – “Belarus”, de Hayaldo Copque Sinopse: Estão todos sós: o homem que consome pornografia de todo tipo, a atriz que só interpreta peças russas e Édipo, o antigo rei de Tebas. Alguém viu? Infelizmente, sacos de lixo podem ser um problema Direção: Tiago Moraes. Elenco: Jorge Mesquita, Gabi Cywinski e Bruno Mograbi.
20h30 – “Legado”, de Vera de Sá Sinopse: Leitura-performance. Uma velha em estado terminal repassa razão e virtudes de seu projeto de extinção. Adaptação do conto de mesmo nome..Direção: Maria Alice Vergueiro Elenco: Maria Alice Vergueiro e Rubens Caribé Trilha sonora original: Ricardo Severo Assistentes de direção: Magali Biff e Rubens Caribé
21h30 – “O Roberto não mora mais aqui”, de Paula Chagas Autran Sinopse:Em meio ao caos do horário do rush de um grande centro urbano, Leto e Renata conhecem-se casualmente e passam a noite e a madrugada
rememorando músicas de relações passadas e as leis da termodinãmica..Direção: Fabio Torres. Elenco: Vera Bonilha e Renato Cruz Trilha sonora: Luis Eduardo de Souza Iluminação: Carol Autran
22h30 – “Os Escafandristas”, de Hugo Possolo Sinopse: Dois sobreviventes tentam sair dos escombros de um cinema que desmoronou. Sem saber a razão do acidente, buscam entender suas diferenças pela maneira como veem o mundo externo enquanto esperam por socorro. Direção: Óscar Silva. Elenco: Fabio Dias Melgarejo e Ricardo Marques.
23h30 – “Colapsos Mentais e o Declínio dos Sistemas de Produção de Sentido”, de Marcio Aquiles Sinopse: Situações abstratas tomam conta de uma remota delegacia de polícia, transcendendo os sentidos da antilógica pós-cartesiana e da percepção sensorial não euclidiana.. Direção: Augusto Marin.Elenco: Djin Sganzerla, Augusto Marin, Nadia Berriel, Magali Geara e Juliano Dip.

Domingo, 04 de novembro
00h30 – “Não por nada”, de Célia Forte Sinopse: Sara, 45 anos, casada com dois filhos, numa tarde em casa sozinha revê sua vida e lembranças.. Direção:Elias Andreatto. Elenco: Mara Carvalho.
01h30 – “Vida Vazia”, de Lucas Arantes Sinopse: Inspirado em uma história real, de um homem que arrastou na madrugada pelo asfalto uma mulher presa pelo cinto de segurança em uma caminhonete, o espetáculo tem o ponto de vista da mãe da vítima e de seu desejo para a finalização do caso.. Direção: Suzana Aragão. Elenco: Caco Mattos, Dani Biancardi e Suzana Aragão.
18h30 – “Haikai Loiro”, de Mauricio Paroni de Castro e Liz Reis Sinopse: Uma poetisa aprisionada e obrigada a compor na prisão um haikai a cada quatro minutos. Direção: Mauricio Paroni de Castro e Liz Reis. Elenco: Mauricio Paroni de Castro e Liz Reis.
19h30 – “Lusamm ser berkey”, de Luiz Päetow Sinopse: bem pi(melh)or que estar em carne viva é viv(morr)er assim em osso vivo com elefantíase na memória fazendo fu(tu)ro neste céu teatroplégico. Direção: Luiz Päetow.Elenco: Luiz Päetow.
20h30 – “Manequim 56”, de Mario Viana Sinopse: A peça Manequim 56, de Mario Viana, traz cinco cenas hilárias sobre o cotidiano nada comum de uma pessoa dedicada mais aos prazeres culinários do que realmente deveria..Direção: Alex Gruli. Elenco: Néia Barbosa.
21h30 – “Pane”, de Marcos Damaceno Sinopse: A peça propõe um jogo. Que envolve os personagens numa busca por suas próprias identidades dentro da peça. O autor, Marcos Damaceno, coloca, assim, a noção de sujeito em xeque. O caminho dramatúrgico escolhido por ele, o jogo teatral, onde os personagens vão se definindo ao longo da encenação, gera um possível caminho na direção da resposta. Com essa proposta cênica diferente, a peça faz uma reflexão sobre o homem e suas relações com o ambiente que o cerca: a família, o trabalho, os amigos, seus amores e, principalmente, com o encontro do homem consigo mesmo. Marcos Damaceno, premiado diretor de Curitiba, idealizou e coordenou o Núcleo de dramaturgia do SESI Paraná em seus três primeiros anos. Em seu trabalho, traz à tona discussões pertinentes sobre o teatro e sua forma de realizá-lo.. Direção: Marcos Damaceno. Elenco: Marcos Damaceno Companhia de Teatro.
22h30 – Sete dias do rei”, de Cláudia Maria de Vasconcellos Sinopse: É um monólogo lírico. Em sete pequenos atos, o personagem que se diz rei discorre sobre sua solidão e é assombrado por bobos da corte que não consegue ver. Um jogo de espelhos entre palco e platéia é instaurado, então: são investigadas a condição do personagem sob escrutínio cruel do público e do público sob escrutínio implacável do personagem. Direção: Ruy Filho.