sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Quando o Processo Colaborativo Transborda na Estética Cinematográfica


Banca da Dissertação de Mestrado:
Quando o Processo Colaborativo Transborda na Estética Cinematográfica

Dissertação de Mestrado apresentada à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo,  para a obtenção do título de Mestre em Meios e Processos Audiovisuais.
Área de Concentração: Cinema; Meios e Processos Audiovisuais
Orientador: Prof. Dr. Cristian da Silva Borges

RESUMO
O presente projeto visa a contribuir com os estudos no campo da reflexão estética e principalmente da gênese da criação do fazer cinematográfico, destacando possíveis dinâmicas colaborativas na produção de cinema do Brasil, através da análise de dois filmes (Ex-Isto e Desassossego) e do relato de dois processos criativos (Com Meus Olhos de Cão e Nowhere), com o intuito de identificar estratégias, viabilizar, ampliar e sistematizar o conceito de criação em colaboração, atentando para o papel do ator, do montador e dos próprios diretores como co-autores na produção contemporânea do cinema.

ABSTRACT
The project intends to study the aesthetic implications concerning a specific type of contemporary film production in Brazil, by analyzing the creative process of two recent fictional films: Ex-Isto and Desassossego and by the reporting process of two other movies under construction: Com Meus Olhos de Cão and Nowhere. It’s main aim is to identify their artistic strategies, through a systematization of the concept of ‘creation’ as applied to these films, focusing on the ways the actor, the editor and the filmmakers can collaborate as co-authors within their production.


direção de Thaís de Almeida Prado. Com Gilberto Mendes