quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Residência Artística: Casa das Caldeiras

E surge O CORROSIVO...

As artistas Carolina Bonfim e Renata Ferraz, após trabalharem juntas durante cinco anos no mesmo grupo teatral, sentiram a necessidade de desenvolver um trabalho artístico em espaços não convencionais onde pudessem integrar outras linguagens artísticas e trazer o público como o participante de suas obras. Resolveram, então, reunir-se com os artistas Alexandre Teles, Marcos Gorgatti, Thaís de Almeida Prado, Mario Lopes e Edson Secco de diferentes áreas (artes visuais e vídeo, performance, teatro, música,), com o objetivo de pesquisar o terreno híbrido em que as artes se encontram. Criou-se, assim, o coletivo corrosivo.
O trabalho mais recente que o Corrosivo realizou foi uma intervenção urbana na cidade de Rosario (Argentina) dentro do III Festival Internacional de Arte Digital, realizado com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil - Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural. A intervenção Soa como caos foi pensada e elaborada especialmente para o Festival confrontando patrimônios culturais e a cidade.
Além do projeto “Olhares entre Caldeiras” estamos em fase de desenvolvimento do projeto Andares, selecionado pelo Edital de Co-Patrocínio para Primeiras Obras, promovido pela Secretaria da Cultura do município de São Paulo. O projeto parte da investigação dos espaços relacionados ao Centro Cultural da Juventude e está intrinsecamente ligado aos desejos das pessoas que se relacionam direta ou indiretamente com ele, bem como seu espaço geográfico, político e cultural. Para tanto, buscaremos co-criadores na comunidade e nos seus freqüentadores.
Olhares entre Caldeiras
O projeto propõe a criação de uma Instalação Cênica a partir da pesquisa e a reflexão de um espaço vivo como a Casa das Caldeiras, que abriga histórias, memórias e re-significa sua funcionalidade na cidade de São Paulo.
Pretende-se criar uma nova relação com este espaço e interagir com seus componentes históricos, arquitetônicos, humanos, com sua paisagem, clima e demais elementos que o caracterizam.
A realização da Instalação Cênica pressupõe a interferência direta do público não só durante a construção da obra como também em cada dia das apresentações.
Nossa intenção não é recriar a realidade, mas intervir nela. Qual é a relação que as pessoas estabelecem ao passar por um mesmo lugar diariamente? O que pensam e sentem as pessoas sobre as suas memórias, histórias, desejos? E as pessoas que conhecem esse mesmo espaço por dentro? O que nos remete um espaço? Que histórias eu posso criar a partir de um lugar?